Os projectos Mobilidade para Todos na Calçadinha e Requalificação Paisagística da Calçadinha são a mais recente aposta do município de Coruche e visam a melhoria das acessibilidades na Calçadinha, uma escadaria que liga duas centralidades do município com uma diferença de cota assinalável.

Ligar a cota baixa da vila à cota alta e permitir que o percurso seja universalmente acessível - este é o propósito do projecto Mobilidade para Todos na Calçadinha, anunciado no passado dia 14 de Julho, no auditório do Núcleo Rural de Coruche - Centro de Artes, Ofícios e Saberes Tradicionais. A reabilitação deste percurso pedonal de Coruche vai incidir na melhoria das condições de travessia da escadaria existente, estando adicionalmente contemplada a construção de um elevador com vista panorâmica sobre a zona ribeirinha, que permitirá, de forma inclusiva, ultrapassar a diferença de cotas entre as zonas baixa e alta da vila. No âmbito da empreitada, está ainda prevista a redefinição dos lanços de escadas, a reconstrução de muros e a conservação de elementos de interesse histórico.

Por sua vez, o projecto referente à Requalificação Paisagística da Calçadinha, prevê uma intervenção sobre a Encosta da Igreja e a Encosta da Quinta do Lago, áreas adjacentes à Calçadinha. Este projecto vai desenvolver-se a pensar no potencial destas áreas enquanto parque urbano e área de estadia e contempla, entre outros, a recuperação dos percursos informais ali existentes, através da consolidação do pavimento, e a criação de novos percursos, ampliando a rede existente.

Os dois projectos integram o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Coruche (PEDU) e serão apresentados às seguintes tipologias do Alentejo 2020: “Mobilidade Urbana Sustentável”, para um investimento previsto de 585 mil euros, e “Regeneração Urbana”, com um montante previsto de 3 milhões euros.

A apresentação pública dos projectos esteve a cargo da arquitecta Cristina Veríssimo, da CVDB Arquitectos Associados, a empresa de arquitectura responsável, e pelo presidente da autarquia de Coruche, Francisco Silvestre Oliveira.