Troca de lixo por viagens nos transportes públicos, uma cicloficina para ajudar no conserto de bicicletas e workshops sobre as tendências da mobilidade urbana. O programa do município de Almada para a Semana Europeia da Mobilidade (SEM) está repleto de variedade e apresenta-se como um convite à sustentabilidade no modo como os munícipes se deslocam.

O arranque da SEM em Almada deu-se, esta segunda-feira, com a realização da iniciativa “Viagens a troco de lixo”, que permite a troca de garrafas de plástico e até electrodomésticos por viagens nos transportes colectivos do concelho. Foram ainda sido sorteados, entre as pessoas participantes, três passes Navegante Metropolitano, com a validade de um mês.

Na programação da responsabilidade da autarquia de Almada, contam-se iniciativas como a realização de uma cicloficina - um espaço de partilha de conhecimentos para a reparação de bicicletas -, marcada para esta quinta-feira no mercado municipal e dois workshops: um orientado para a mobilidade potenciada pelas aplicações móveis (já realizado, no passado dia 17) e outro para a melhoria do ar possibilitada pela mobilidade eléctrica (marcado para dia 20, no auditório da biblioteca da FCT Nova, na Caparica). Neste último workshop, será assinado um protocolo de cooperação, intutilado “Por um país com bom ar”, entre a câmara municipal de Almada (CMA) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

A agenda da cidade de Almada prevê, ainda, a realização de uma caminhada na companhia de cães do canil da Aroeira, acções de formação sobre condução automóvel ecológica e acções de divulgação dos novos passes Navegante.

No fecho desta edição da Semana Europeia da Mobilidade, que acontece no domingo, realiza-se no concelho um passeio de cicloturismo com 20 quilómetros de extensão, “feito a um ritmo em que qualquer pessoa pode participar”, adianta a autarquia. O final do passeio, com destino ao Parque Verde da Quinta do Conde, em Sesimbra, assegura o regresso dos participantes, através do comboio da Fertagus e do Metro Sul do Tejo. A participação neste passeio é gratuita, mas sujeita a inscrição.

A Semana Europeia da Mobilidade é uma iniciativa da União Europeia (UE) que convida cidades e vilas europeias a apresentar propostas alternativas de mobilidade urbana. A decorrer desde 2002, a Semana Europeia da Mobilidade propõe a implementação, por parte das cidades e vilas participantes, de acções definitivas e temporárias que promovam a mobilidade limpa e sustentável dos cidadãos.

Este ano, o tema é Andar a pé e de bicicleta em segurança!, colocando a ênfase nos modos de transporte activo, livres de emissões de gases com efeito de estufa. Para a edição deste ano, estão inscritas mais de 2700 cidades e vilas europeias, encontrando-se calendarizadas mais de 2100 acções, entre temporárias e definitivas, de promoção de mobilidade sustentável. Este ano, 100 municípios portugueses participam na iniciativa da UE.