De 23 a 28 de Setembro, vai decorrer a Semana da Colaboração de Oeiras (SCO), uma iniciativa que conta com actividades culturais, educativas, desportivas e de voluntariado empresarial com o objectivo de promover o desenvolvimento sustentável do município. A iniciativa inscreve-se na comemoração do Ano Nacional da Colaboração.

É por iniciativa do Programa Oeiras Solidária (POS), uma plataforma municipal que reúne organizações de vários sectores na promoção do desenvolvimento sustentável do município, que a Semana da Colaboração vai decorrer. Entre 23 e 28 de Setembro, e em parceria com os membros da rede POS, vão realizar-se actividades de divulgação e promoção de “boas práticas colaborativas desenvolvidas no concelho de Oeiras”.

O objectivo, revela o município em nota de imprensa, é “potenciar a consciencialização dos envolvidos para a colaboração e os benefícios da mesma”, gerando “valor acrescentado às empresas, instituições e comunidade local”.

Procurando “impactos sociais, económicos e ambientais positivos”, o programa da Semana da Colaboração de Oeiras tem agendado para os dias 24 e 25 de Setembro, o Fórum da Colaboração, no Parque dos Poetas, em Oeiras. Desta iniciativa, consta uma mostra de negócios e oficinas e painéis de discussão sobre emprego jovem e a “sustentabilidade das organizações”. Ainda inscrito no programa da SCO, está o “Colabor’Arte”, que vai dar “cinco minutos” a empresas e instituições, para estas procurarem ligações e oportunidades entre si.

Para o dia 26, estão agendadas acções de voluntariado empresarial, social e ambiental, com acções de limpeza de praia, de reabilitação de espaços e sessões de educação para a saúde e literacia financeira em bairros municipais.

A fechar a Semana da Colaboração de Oeiras, nos dias 27 e 28, decorrem, respectivamente, a Gala Colaborativa, que apresentará “talentos” como “ferramenta de inclusão social” - numa iniciativa organizada por organizações do concelho - e a Taça da Colaboração, um torneio de futebol “interempresas”.

A SCO integra a celebração do Ano Nacional da Colaboração, uma iniciativa de âmbito nacional, promovida pelo Fórum GovInt - rede colaborativa informação de instituições públicas e privadas -, que “procura mobilizar” a sociedade portuguesa para a “relevância estratégica da colaboração”.