A multinacional norte-americana das tecnologias de informação IBM lançou um conjunto de ferramentas capazes de descodificar e analisar os dados gerados pelo funcionamento dos edifícios, com o objectivo de reduzir custos de manutenção e de consumo energético. Integrado no universo da Internet das Coisas (IoT), o IBM IoT Buildings Insights, anunciado em finais de Setembro, tem por base o IBM Watson, uma solução de Inteligência Artificial (IA) da empresa tecnológica.

A solução desenvolvida é o resultado da aposta na combinação de IA e IoT para optimização dos consumos de edifícios e redução dos custos com manutenção. Para isso, analisa grandes aglomerados de dados - mais concretamente exabytes (unidade de medida de informação digital maior que o petabyte) - recolhidos diariamente a partir do funcionamento de edifícios.

O IBM IoT Buildings destina-se a proprietários e empresas de gestão de edifícios e infra-estruturas. O objectivo passa, para além da redução de custos, pela redução do desperdício, maximizando os investimentos imobiliários.

Com a adopção desta solução, proprietários e gestores de edifícios passam a poder consultar dados relativos ao consumo energético, conjugando informações que são recolhidas por aplicações terceiras e informações que cruzam os vários dados recolhidos com o estado da meteorologia e os históricos do desempenho de um determinado edifício.