Qualquer cidadão já poderá obter apoio na utilização do portal “Poupa Energia” em vários dos 551 Espaços Cidadão espalhados pelo país e assim ficar a conhecer o montante que poderá economizar na factura da electricidade e gás natural.

O portal, disponível em www.poupaenergia.pt, surgiu de uma parceria entre a ADENE - Agência para a Energia e a AMA - Agência para a Modernização Administrativa e pretende ajudar a população a poupar na factura energética.

O apoio agora facultado em diversos Espaços Cidadão do país tem como objectivo disponibilizar apoio a cidadãos com maior dificuldade na utilização de tecnologias de informação para saber como poderão mudar de fornecedor e economizar na factura eléctrica.

Para já, o serviço estará disponível dos Espaços Cidadão dos concelhos de Braga, Porto, Penafiel, Vila Nova de Gaia, Aveiro, Coimbra, Viseu, Lisboa, Setúbal e Faro, que representam, segundo o Censos de 2011, quase dois milhões de habitantes, mas o objectivo é chegar a todos os 551 balcões do Espaço Cidadão, que disponibilizam mais de 200 serviços públicos.

A tarefa será simples para os consumidores, que apenas terão de apresentar uma das suas facturas de energia mais recente, para que o mediador, funcionário que irá receber formação para dar todo o apoio necessário, consiga fornecer a opção mais adequada a cada perfil de consumo energético e formalizar, no momento, um pedido de adesão a um novo tarifário, caso seja esse o desejo do consumidor.

Recorde-se que o Espaço Cidadão surgiu para auxiliar o cidadão no seu relacionamento com a Administração Pública. Estes espaços, instalados em Lojas do Cidadão, pontos de atendimento da administração local e balcões dos CTT, funcionam como um balcão único onde poderá resolver várias questões que digam respeito à Administração Pública, assim como de entidades privadas que prestem serviços de interesse público.