A estratégia da autarquia de Lisboa para promover o empreendedorismo e disseminar inovação entre pequenas e médias empresas (PME) levou a que a cidade seja hoje distinguida como “Região Empreendedora Europeia 2015”.

O galardão, resultado de uma parceria entre o Comité das Regiões e a Comissão Europeia, será também atribuído à região espanhola de Valência e à Irlanda do Norte, por esforços idênticos na dinamização do empreendedorismo à escala regional.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, vai receber o prémio na cerimónia desta tarde no Parlamento Europeu, em Bruxelas, integrada nas celebrações dos 20 anos do Comité das Regiões.

Até agora, foram já doze as regiões europeias distinguidas pelas suas capacidades de dinamização do tecido empresarial. Flandres (Bélgica), As Marcas (Itália) e Brabante do Norte (Holanda) são as actuais Regiões Empreendedoras Europeias 2014.

Esta foi a primeira vez que uma região/cidade foi distinguida no âmbito das Regiões Empreendedoras Europeias desde a instituição do galardão, em 2010.