O Ponto URBACT nacional vai dar a conhecer algumas das boas práticas reconhecidas este ano pelo programa europeu. O Dia Informativo URBACT 2017 terá lugar a 27 de Outubro, na cidade do Porto, e vai, também, servir de palco à divulgação de um concurso destinado à replicação de boas práticas por outras cidades europeias.

A iniciativa, organizada em parceria com a câmara municipal do Porto, vai decorrer na biblioteca municipal Almeida Garrett. As soluções urbanas a divulgar incidem em temas diversos, tais como valorização do património cultural e natural, inovação em serviços públicos, envelhecimento activo, governação e participação cidadã.

Destinadas a dar resposta a desafios urbanos, estas boas práticas encontram-se reunidas, para consulta pública, numa plataforma on-line dedicada.

O Dia Informativo URBACT, para além de divulgar algumas das melhores práticas, vai promover o concurso para as Redes de Transferência URBACT, aberto no passado dia 15 de Setembro. Este concurso permite a transferência, adaptação e replicação de práticas, possibilitando que as cidades que viram as suas soluções premiadas liderem uma rede de transferência. Deste modo, os centros urbanos europeus interessados em adoptar as boas práticas identificadas, terão a oportunidade de o fazer.

O Dia Informativo URBACT é de entrada livre, sendo, no entanto, de inscrição obrigatória. O programa completo, assim como o formulário de inscrição, podem ser encontrados aqui.

O URBACT é um programa europeu de cooperação territorial e de identificação e partilha de práticas que promovam o desenvolvimento urbano sustentável. O programa é co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).