A iniciativa europeia Pacto dos Autarcas vai marcar presença no ZOOM Smart Cities 2016, a ter lugar nos dias 18 e 19 de Maio em Lisboa. O primeiro dia do encontro arranca com um evento paralelo coordenado pelo Pacto dos Autarcas, dando, desta forma, o pontapé de saída para a mais importante conferência internacional sobre cidades inteligentes a ter lugar em Portugal.

Lançado em 2008 pela Comissão Europeia, o Pacto dos Autarcas é uma iniciativa que visa mobilizar o maior número de autoridades locais e regionais para a implementação de políticas de energia sustentáveis. Neste momento, 6120 cidades da Europa fazem parte do grupo de signatárias deste movimento único que tem a mitigação, adaptação e acesso a energia segura, sustentável e a um preço razoável como os seus três pilares fundamentais. Os novos signatários comprometem-se, agora, a reduzir as emissões de CO2 em pelo menos 40 % até 2030 e a adoptar uma abordagem integrada para lidar com a mitigação e adaptação às alterações climáticas.

115 territórios portugueses aderiram já à iniciativa, que é considerada pelo comissário europeu para a Ação Climática e a Energia, Miguel Arias Cañete, como a "mais importante acção urbana global ao nível do clima e da energia". Águeda, Almada, Barreiro, Cascais, Évora, Lisboa, Porto, Santarém, Seia, Torres Vedras e Viseu são alguns dos exemplos.

No final do ano passado, a fusão do Pacto dos Autarcas com a iniciativa “Mayors Adapt” deu origem ao novo e integrado Pacto dos Autarcas para o Clima e Energia, um agregador de milhares de autoridades locais e regionais, que, de forma voluntária, procuram apoiar os objectivos europeus nas esferas do clima e energia.

O Pacto dos Autarcas será o organizador de um dos side events da conferência Zoom Smart Cities: um workshop que visa apoiar os municípios no contexto dos esforços que têm feito para o financiamento e implementação de medidas dedicadas à eficiência energética e energias renováveis. Durante o evento, irão também ser apresentados o novo enquadramento e metas do Pacto dos Autarcas para o Clima e Energia.

Inscrições neste side event podem ser feitas aqui.