A Escola Secundária de Amarante foi a última paragem do Roadshow 80, que teve o objectivo de apresentar, em diversas escolas do país, o Projeto 80 (P80). Esta iniciativa, promovida pela Agência Portuguesa do Ambiente, ANQEP - Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, Direcção-Geral da Educação, Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Instituto Português do Desporto e Juventude, Quercus e Green Project Awards, pretende alertar consciências para a educação ambiental e sustentabilidade, através do empreendedorismo, em jovens entre os 13 e os 18 anos.

O P80, cujo Roadshow passou por 36 escolas de 18 distritos e terminou a 8 de Março em Amarante, procura incentivar os alunos a desenvolverem e a apresentarem projectos, criados em ambiente escolar, que dinamizem o desenvolvimento sustentável: ideias de reciclagem, conservação dos recursos naturais, entre outras.

A participação está aberta a todas as escolas do país e não existe limite de inscrições de cada escola (para um máximo de 20 alunos), desde que as temáticas abordadas sejam diferentes. Os alunos poderão submeter os projectos até ao dia 31 de Maio no portal www.projeto80.pt. O júri irá seleccionar seis projectos que integrarão, automaticamente, o Green Project Awards Portugal 2018, na categoria “Iniciativa Jovem-Projeto80”. Os elementos da equipa que submeter o projecto vencedor serão contemplados com passes de três dias Intra Rail Xcape, com alojamento e transporte, para poderem conhecer Portugal.

Em anos anteriores, vários projectos foram distinguidos pelo P80. Em 2014, os alunos do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva da Escola Secundária José Belchior Viegas de São Brás de Alportel, no Algarve, venceram a Iniciativa Jovem dos Green Projet Awards (GPA) com um inovador projecto de desenvolvimento de uma prancha de surf através de rolhas recicladas. Já em 2017, alunos da Escola Secundária Rodrigues de Freitas, no Porto, venceram a Iniciativa Jovem dos GPA com a construção de um compostor em cortiça, de forma a transformar a matéria orgânica do lixo doméstico em adubo, que poderá ser utilizado na agricultura e na jardinagem.