O primeiro veículo de recolha de resíduos do mundo movido 100% a baterias eléctricas e varredouras de limpeza urbana movidas a hidrogénio e software de gestão de frotas são as novidades da Faun, fabricante europeia de veículos de recolha de resíduos, trazidas para Portugal pela Hidromaster, empresa de equipamentos de limpeza urbana. As duas empresas apresentaram os novos equipamentos no início de Outubro, no Grande Hotel do Luso, na Mealhada. No evento, que marcou a entrada da marca alemã Faun no mercado nacional, estiveram mais de 200 participantes.

Sem emissões de gases com efeito de estufa, a Faun celebrou a entrada no mercado nacional com um encontro na Mealhada, onde apresentou as novidades no sector da higiene urbana e recolha de resíduos. Apresentou o primeiro veículo de recolha de resíduos do mundo movido com recurso, apenas, a electricidade e que estará disponível já a partir de 2019.

 

 

Foram ainda apresentadas papeleiras compactadoras, que funcionam a energia solar e são capazes de reduzir até oito vezes o volume dos resíduos que se encontram no seu interior, veículos de recolha e varredouras de limpeza urbana movidas a hidrogénio e baterias, através de uma tecnologia que permite autonomias superiores a 650 quilómetros sem qualquer tipo de emissão de gases com efeito de estufa. Alguns destes veículos foram desenvolvidos com volumetria e especificações que lhes permitem operar em zonas de difícil acesso, como é o caso de muitas zonas históricas.

Do encontro destaca-se também a apresentação de programas de gestão interna que alertam em tempo real para a volumetria dos depósitos de resíduos e permitem ajustar a eficiência das rotas em função das necessidades reais de recolha. Para além disso, foi apresentado um software de gestão de frotas - o Koco Connect -, presente nos veículos da marca alemã e que contribui para o aumento da eficiência de operação, tanto na redução de custos como na redução das emissões de gases com efeito de estufa.

Na sessão estiveram presentes o presidente da câmara municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, os directores executivos da Hidromaster, Ana Varela Pereira e João Varela, os representantes da Faun, Tim Collet e João Martins, e do software de gestão Koco, Matthias Siegel.