Torres Vedras quer incentivar os seus munícipes a reutilizar os seus resíduos orgânicos e, para isso, acaba de lançar uma nova iniciativa em conjunto com a Valorsul. “Compostar, outra forma de reciclar” é o projecto para promover a compostagem doméstica entre os torreenses. A partir de Setembro, realizam-se sessões de formação e de entrega dos compostores aos munícipes.

À semelhança daquilo que já acontece em Lisboa, com a iniciativa Lisboa a Compostar, o projecto de Torres Vedras vai fornecer um compostor a todas e todos os interessados em começar a compostar - isto é, a transformar a matéria orgânica produzida em casa em composto, um substância semelhante ao solo, rica em nutrientes e apta a melhorar o crescimento de plantas e jardins.

A Valorsul, responsável pelo tratamento de resíduos sólidos urbanos em Torres Vedras e noutros concelhos, é a promotora do projecto que vai levar sessões de formação a todas as freguesias do concelho, entre Setembro e Novembro deste ano.

Estas sessões vão, ainda, chegar a cinco escolas do concelho, assim como ao Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras.

Para receber um compostor e poder participar nas sessões de formação, os torreenses deverão ter, nas suas habitações, um quintal, jardim, terraço ou horta.

Os interessados em receber o compostor deverão preencher um formulário on-line ou preencher a ficha de inscrição e entregá-la no balcão de atendimento da câmara municipal de Torres Vedras.