Monitorizar a qualidade do ar nas cidades e disponibilizar essa informação aos utilizadores da aplicação móvel SMIITY é a grande novidade da start-up portuguesa mobinteg. Apresentada durante o Web Summit, que decorreu em Lisboa entre 7 e 10 de Novembro, a SMIITY Box, vai avaliar, em tempo real, a qualidade do ar do local em que o utilizador se encontra, e disponibilizar aos utilizadores da SMIITY parâmetros como temperatura, humidade, níveis de monóxido de carbono, poluição sonora e presença de partículas.

A SMIITY Box apresenta-se como “uma solução de investimento acessível” para avaliar e partilhar, em tempo real, dados de extrema importância para quem vive ou visita uma determinada cidade, mas, também, para quem tem como responsabilidade tornar as cidades sítios melhores para se viver ou visitar. O objectivo é que, deste modo, as cidades possam contar com dados que permitirão compreender qual o impacto que estes factores ambientais têm no fluxo de cidadãos e turistas.

Como funciona? Os dados são recolhidos através de cinco micro-sensores instalados no dispositivo e são transmitidos, através de ligação à Internet, para uma plataforma cloud, que os disponibiliza aos utilizadores da aplicação SMIITY. Para além da sua utilidade nos mais diversos espaços exteriores, o dispositivo pode, igualmente, ser utilizado em espaços interiores. A SMIITY Box funciona como complemento à aplicação SMIITY (Smart Interactive City), que comunica com turistas e cidadãos, fazendo uso da tecnologia iBeacon para apresentar, aos seus utilizadores, informação contextual sobre os locais por que vão passando. É disponibilizada, de forma interactiva, informação diversa: notícias, locais com eventos, factos históricos, etc. A disponibilização de informação é efectuada através de beacons - emissores que interagem com a aplicação através de tecnologia Bluetooth - colocados em vários pontos de interesse.

A mobinteg, sediada em Lisboa e especializada no desenvolvimento de soluções mobile e da Internet das Coisas (IoT), tem apostado forte no sector das smart cities e na interactividade das cidades, sendo a apresentação da SMIITY Box mais um passo nesta direcção. Recentemente, foi também anunciada uma parceria entre a SMIITY e a Blueticket, que permite que os utilizadores da app adquiram bilhetes no momento em que passem por determinados espaços culturais.