Loulé recebe, no próximo dia 7 de Abril, o Encontro Nacional “O Desafio do Clima”. A iniciativa decorre no âmbito dos encontros do grupo de trabalho “Cidades Inclusivas” da Rede Territorial das Cidades Educadoras e tem como pano de fundo a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC) de Loulé.

Para além do município de Loulé, o encontro conta com a participação da câmara municipal de Almada, que destacará a importância da literacia climática na promoção da resiliência local. Para além das duas cidades, vão estar também presentes os especialistas Luísa Schmidt (Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa) e Tiago Capela Lourenço (Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Lisboa). O encontro será ainda uma oportunidade para conhecer o exemplo de Vilamoura, no concelho de Loulé, enquanto território de Adaptação Local, contando, para isso, com a apresentação da Inframoura e uma visita pedonal ao local.

Saber lidar e adaptar-se aos efeitos das alterações climáticas estão entre as principais preocupações actuais para as cidades e Loulé não é excepção. Em Junho de 2016, foi dada luz verde à Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC), que, através de 28 opções de adaptação nos vários sectores, pretende promover, em todo o território municipal, uma resposta coerente e integrada às múltiplas problemáticas relacionadas com as alterações climáticas e ainda colocar o município na linha da frente nacional, no que diz respeito a estas matérias.

A participação no Encontro Nacional “O Desafio do Clima” é sujeita a inscrição aqui até 27 de Março.