A plataforma colaborativa NAVIA foi a solução escolhida pelos Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos de Loures e Odivelas (SIMAR) para assegurar uma gestão operacional inteligente e melhorar os níveis de serviço nestes municípios.

Os SIMAR são responsáveis pela gestão e manutenção de uma das maiores redes de abastecimento de água potável e drenagem de águas residuais do país, abrangendo cerca de 170 mil clientes.

A plataforma NAVIA oferece uma solução digita de apoio, on-line e em tempo real, às actividades de detecção e reparação de perdas de água, de gestão de energia, de monitorização das infra-estruturas e de controlo de qualidade. Hoje, a ferramenta está a ser transversalmente utilizada pelos serviços intermunicipalizados.

Como funciona? A solução permite reunir numa única plataforma, colaborativa e partilhada, toda a operação de um qualquer território ou infra-estrutura, com aplicações desenvolvidas para a gestão de cidades inteligentes e de serviços de águas municipais, entre outros.

Em Portugal, são já várias as empresas municipais e intermunicipais de gestão e abastecimento de água clientes da plataforma. Exemplo disso são a EPAL, a Águas do Porto, a Águas do Algarve e a Águas do Vouga.